ENEM 2015 - Inscrições Abertas

ENEM 2015 - Inscreva-se!

Inscrições para o SISU

Data ainda não definida.

Fazemos parte do Projeto Jovem de Futuro

A Escola Gabriel faz parte desse Projeto.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Equipes da Escola Gabriel Participam do DNA e Conseguem a 1ª Colocação na Primeira Fase


 
Duas equipes da escola Gabriel participaram neste sábado, dia 16 junho, do DNA – Desafio Nacional Acadêmico, na modalidade ensino médio. Força G e Canoa Veloz são os nomes destas duas equipes que participaram do DNA 2012.

O evento acontece em duas etapas, em dois fins de semana consecutivos. No primeiro, 110 questões de 11 áreas do conhecimento devem ser respondidas de 9 horas da manhã de sábado até 21 horas de domingo. A segunda etapa, cuja participação depende de classificação na primeira, constitui-se de pistas que levam a um único desafio, de alto grau de dificuldade.

Destacamos a desempenho da equipe Força G, que em tempo recorde conseguiu classificação junto com outras seletas equipes de escolas brasileiras, ao alcançar a 1ª colocação após resolver sem pulos, os 110 desafios.

Estamos esperando ansiosos pelo enigma final que acontecerá neste dia 23. Almejamos ficar entre as 10 melhores equipes do Brasil, ou quem sabe conseguir o 1º lugar no Estado do Ceará.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alunos da Escola Gabriel participam da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

      
     Os alunos Luan Elvis Maia Costa, João Victor da Costa texeira, Victor Mateus de Lima Ferreira e Carliana Talita da Silva, produziram um documentário sobre o processo de coleta e descarte do lixo em Icapuí e concorreram na modalidade audiovisual. A olimpíada é Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar. A mesma ocorre em duas etapas regional e nacional, na primeira concorrem os estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte os trabalhos classificados nessa etapa irão para a etapa nacional e disputar com trabalhos dos demais estados brasileiros.
     Esse trabalho é uma ação do Laboratório Didático de Ciências (LDC) e foi coordenado pelo professor João  Paulo Oliveira Maia, com o grande apoio do professor Ricardo Rebouças. Durante as filmagens pode-se perceber que grande parte do  nosso lixo não é reciclado a maioria dos caminhões que realizam a coleta não são adaptados ao trabalho e os trabalhadores estão expostos a doenças oriundas do lixo que descartado no lixão equipamento completamente inadequado com grande potencial de contaminação do solo e lençol freático pelo chorume. Professores e alunos realizaram um trabalho de filmagem da coleta e descarte do lixo na cidade, com o intuito de sensibilizar a população e autoridades da importância social, econômica e ambiental que estar ligada ao lixo.
 

     Um dos objetivos do LDC é que os alunos construam o conhecimento por meio das atividades práticas como as visitas in loco, que proporcionam aos alunos uma maior compreensão da realidade e a observação de fenómenos.