ENEM 2015 - Inscrições Abertas

ENEM 2015 - Inscreva-se!

Inscrições para o SISU

Data ainda não definida.

Fazemos parte do Projeto Jovem de Futuro

A Escola Gabriel faz parte desse Projeto.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Criar Estereogramas

http://www.flash-gear.com/stereo/

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vídeo "O Cortiço" Produzido por alunos do 2º ano B


Este vídeo foi produzido pelos alunos: Ivan, Patrícia, Gilmara, Ítala, Ilena e Thaís do 2º ano B. E dramatizava o livro, "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo.

Professora reponsável: Joana.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vídeo Dom Casmurro - Produzido por Alunas do 2º ano A

Vídeo produzido pelas alunas: Ana Carla, Mikaelly, Ananda, Joyce, Dalila e Thalita, que conta a dramatização do livro Dom Casmurro do escritor Machado de Assis.




Professora Responsável: Joana.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Slide sobre o Lixo

Os alunos da turma do professor de Biologia, Anderson estão de parabéns! Os seminários apresentados pelos alunos são riquíssimos em produções de slides de excelente qualidade.


O exemplo é o slide priduzido pelos alunosdo 2º ano D: Amana, Ana Caroline, Lauriene, Luis Pedro, Rodrigo e Felipe Linodo.


Esse é um trabalho muito importante, pois, desenvolve nos alunos a consciência da preservação do meio ambiente, de forma que, todos eles são responsáveis pelo bem-estar de todos.
Lixo Resíduos Sólidos


Filosofia Mix

 Podcast produzido pelos alunos do 3º D, Alisson Bruno, Luzia Inara, Carina Rebouças, Ériaca e Beatriz Oliveira. Esse podcast foi produzido com o intuito de mostrar pensamentos de filósofos e sua ideias.
Esse trabalho foi requisitado pela professora de Filosofia, Janaína.

Confira como ficou.

  Filosofia Mix by ricreboucas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Paródia da música (Tente Outra Vez) de Raul seixas

Produzido por alunos do 3ºano  C

Círculo de Viena


Veja o Círculo de Viena não está perdido ele é composto por vários cientistas, denominados filósofos, que produziram reflexões sobre sua prática.
Foi destacado o papel da imaginação e da criatividade.
Ciência que contribuiu para o armamento e a bomba atômica.
Contribuíram com a má vida que as pessoas vivem.
Usaram o conhecimento conhecido por outros para o mal.
Veja que a filosofia critica esses cientistas que contribuíram com a fome e a destruição

Trabalho em vídeo produzido por alunos da Escola Gabriel

Trabalho produzido pelos alunos, Milena, Mariana, Mário e Thiago, do 2º ano C.

Esse trabalho foi exigência do professor de Educação Física, Jair Rodrogo, e tinha como principal objetivo contar a história dos principais atlétas brasileiros que participaram do Panamericano de Guadalajara.

O atleta escolhido pelos alunos foi o patinador Marcel Sturmer, que foi pela terceira vez medalhista de ouro.



Parabéns pelo trabalho!

Cordel Produzido por Alunas do 3º Ano C



Esse trabalho foi exigência da professora Filosofia, Janaína. Os alunos teriam que produzir qualquer tipo de produçao artística para expressar o pensamento dos filósofos.

As alunas do 3º ano C: JÉSSICA, KELLE, LUANA, VANESSA E WIGNA, optaram por produdir um cordel sobre o naturalista inglês Charles Darwin.

Veja como ficou.


CHARLES DARWIN UM INGLÊS
RECONHECIDO ENTÃO
POR NO SECULO XIX
CHAMAR BASTANTE ATENÇÃO
POR TER ESTABELECIDO
A TEORIA DA EVOLUÇÃO.


A TEORIA DE DARWIN
VEIO LOGO ABALAR
O ESTATUTO DO HOMEM
QUE DEZIA COLOCAR
O HOMEM NO CENTRO DO MUNDO
O HUMANISMO PRA FALAR.


A CONCEPÇÃO DO HOMEM
PASSOU A SER ASSOCIADA
A UM PROCESSO EVOLUTIVO
NO QUAL O HOMEM PRECISAVA
MANTER RELAÇÃO COM SERES VIVOS
A TEORIA DESTACAVA.


DARWIN DIZIA QUE O HOMEM
SE EVOLUIUAFINAL
DE UM UM  PROCESSO CHAMADO
SELEÇÃO NATURAL
DESENVOLVENDO SUAS CARACTERÍSTICA
EM TODO O REINO ANIMAL


MENDEL HOMEM CONHECIDO
CRIOU A LEI DA HEREDITARIEDADE
E A DESCOBERTA DOS CROMOSSOMOS
ABRIU POSSIBILIDADES
PRA PESQUISAS MAIS RECENTES
COM AMPLAS FINALIDADES.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Apresentação de slides dos alunos do 2º A

Seminário de Educação Física produzido e apresentado por alunos do 2º A, destacando os principais atletas do Pan.

Apresentação de Educação Física                                                                                                   

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Presidente do TRF5 suspende liminar que anulou as 13 questões do Enem

enemDDO Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar que determinava o cancelamento de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) para todo o Brasil. De acordo com a decisão, só ficarão sem efeito as 13 questões para os 639 alunos do Colégio Christus (Fortaleza-CE), que se submeteram à prova. Dessa forma, as provas serão mantidas na sua integralidade para os quase 5 milhões de estudantes que se submeteram ao exame.
O pedido de suspensão da liminar foi feito ontem (3/11) pela Advocacia Geral da União (AGU), através do procurador regional federal Renato Rodrigues Vieira e dos subprocuradores regionais Rodrigo Cunha Veloso e Miguel Longman. De acordo com o presidente do TRF5, a solução de manter a prova originalmente aplicada para o Brasil inteiro, inclusive o Ceará, e recalcular somente as provas feitas pelos alunos do Colégio Christus, é a mais razoável. "A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas. O assunto é grave e influi, sim, na organização da administração", avaliou o presidente do TRF5 na sua decisão.
"Nenhuma solução é de todo boa. Aliás, isso é próprio dos erros: quase nunca comportam solução ótima. Anular 'somente' as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular (afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões). E certamente a solução não teria a neutralidade desejável, é dizer, o resultado não seria o mesmo, com e sem a anulação. De outro lado, anular as questões para 'todos' os participantes também não restauraria a igualdade violada. Como se vê, nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis", concluiu o magistrado.
HISTÓRICO
A antecipação de 13 questões do Enem 2011 foi revelada em 26 de outubro, três dias após o Enem, quando um aluno do colégio Christus de Fortaleza publicou, em seu perfil no Facebook, fotos de quatro apostilas distribuídas por um professor. Segundo a escola, as questões fariam parte de um banco de perguntas que a escola recebe de professores, alunos e ex-alunos para promover simulados.
O Ministério da Educação (MEC) afirmou que a escola distribuiu os cadernos nas semanas anteriores ao exame com questões iguais e uma similar às que caíram nas provas realizadas no sábado (22) e domingo (23) e, no próprio dia 26, cancelou as provas feitas pelos 639 alunos do colégio.
O Ministério Público Federal do Ceará, porém, entrou com uma ação judicial para anular o Enem 2011 em todo o país, ou pelo menos as 13 questões antecipadas. O procurador da República Oscar Costa Filho, responsável pela ação, defendeu que a anulação parcial ou total em todo o Brasil são as únicas formas de manter a isonomia do Enem em território nacional.
O juiz federal Luís Praxedes Vieira analisou o caso no dia 31/10 e ouviu a defesa do MEC, apresentada pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman. A Justiça optou por manter a edição deste ano do Enem, mas anulou, para todos os mais de 4 milhões de estudantes que fizeram as provas, 13 questões. A JFCE determinou a anulação das questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do caderno amarelo (sábado) e as questões 113, 141, 154, 173 e 180 do caderno do domingo.
O Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inep), por sua vez, recorreu da decisão, alegando que o problema foi localizado e que o melhor a se fazer seria anular as questões apenas para os 639 alunos do Colégio Christus, oportunizando a refação das provas nos dias 28 e 29/11. Outra possibilidade seria a anulação das 13 questões dos alunos cearenses e a redistribuição dos pontos a eles atribuídos.

Fonte: TRF5
Jornal O Mossoroense