segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Robótica educacional: uma proposta de iniciação às novas tecnologias.




 O stand de robótica na XVI Feira de Ciência, Arte e Cultura da Escola Gabriel foi um dos mais movimentados. Era evidente o encanto dos alunos e visitantes. O projeto foi uma iniciativa dos professores Jakson Ney (Regente do Laboratório Didático de Ciências) e Ricardo Rebouças (Regente do Laboratório Educacional de Informática). Participaram ainda do projeto os alunos Alex Holanda 3ºA, João Vitor 3ºA, Gilberto Neto 3ºA e Rafael 3ºB.
O projeto está classificado para representar a escola na VI Feira Regional de Ciências e Cultura na cidade de Russas, nos dias 08 e 09 de novembro.
A utilizar a robótica como instrumento de ensino permite aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. Este projeto apresenta uma proposta de iniciação científica-tecnológica que tem o protagonismo juvenil como principal pilar de sustentação. No aspecto prático, o projeto teve como foco principal o desenvolvimento de um braço mecânico, que teve como base a utilização de sucata e uma placa de Arduino, que é uma plataforma física de computação open source (código aberto) baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa.


 
A ideia principal é propor ao aluno o projeto de robótica voltado para a construção de um experimento investigatório que abranja o maior número de disciplinas possível. Mediante a análise do material disponível, decidiu-se que seria construído um braço mecânico. Foram utilizadas peças de impressoras, desktops, drivers de CD/DVD, carrinhos de brinquedo, entre outros materiais. Todos provenientes de sucata. Com o auxílio do Arduino foi possível desenvolver um código que permitiu o controle da garra.




Inicialmente, a garra apresentou uma série de problema, desde sua estrutura mecânica à parte da programação. Um dos principais problemas foi o das ligações eletrônicas, devido o mau contato. Após os problemas sanados foi possível entender o funcionamento do sistema e a interação da parte analógica (potenciômetros) com digital (servo motores).
Com o braço mecânico em pleno funcionamento surgiu o leque de aplicações possível para essa tecnologia. Tais como: Desarmamento de bombas, exploração da camada do pré-sal, explorações espaciais, automação industrial, criação de próteses robóticas, entre outras.



O caráter prático da atividade proposta colabora para a participação dos alunos. O objetivo desse projeto nunca foi a aplicação literal do braço mecânico desenvolvido, mas sim compreender a tecnologia envolvida e desmitificar a crença de que a robótica é algo fora do nosso alcance. Na realidade, concluímos com o projeto que a robótica mostra-se como uma excelente alternativa para trabalhar a iniciação científica-tecnológica. Em especial, concluímos ainda que é possível implementar a robótica nas escolas públicas a baixíssimo custo.

1 comentários:

  1. Isso sim que é pioneirismo. Conseguir despertar o protagonismo juvenil através de projetos inovadores, integrando tecnologia ao cotidiano do aluno.

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