O stand de
robótica na XVI Feira de Ciência, Arte e Cultura da Escola Gabriel foi
um dos mais movimentados. Era evidente o encanto dos alunos e
visitantes. O projeto foi uma iniciativa dos professores Jakson Ney
(Regente do Laboratório Didático de Ciências) e Ricardo Rebouças
(Regente do Laboratório Educacional de Informática). Participaram ainda
do projeto os alunos Alex Holanda 3ºA, João Vitor 3ºA, Gilberto Neto 3ºA
e Rafael 3ºB.
O projeto está classificado para representar a escola na VI Feira Regional de Ciências e Cultura na cidade de Russas, nos dias 08 e 09 de novembro.
A utilizar a robótica como instrumento de ensino permite aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. Este projeto apresenta uma proposta de iniciação científica-tecnológica que tem o protagonismo juvenil como principal pilar de sustentação. No aspecto prático, o projeto teve como foco principal o desenvolvimento de um braço mecânico, que teve como base a utilização de sucata e uma placa de Arduino, que é uma plataforma física de computação open source (código aberto) baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa.
O projeto está classificado para representar a escola na VI Feira Regional de Ciências e Cultura na cidade de Russas, nos dias 08 e 09 de novembro.
A utilizar a robótica como instrumento de ensino permite aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. Este projeto apresenta uma proposta de iniciação científica-tecnológica que tem o protagonismo juvenil como principal pilar de sustentação. No aspecto prático, o projeto teve como foco principal o desenvolvimento de um braço mecânico, que teve como base a utilização de sucata e uma placa de Arduino, que é uma plataforma física de computação open source (código aberto) baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa.
A ideia principal é propor ao aluno o projeto de robótica voltado para a construção de um experimento investigatório que abranja o maior número de disciplinas possível. Mediante a análise do material disponível, decidiu-se que seria construído um braço mecânico. Foram utilizadas peças de impressoras, desktops, drivers de CD/DVD, carrinhos de brinquedo, entre outros materiais. Todos provenientes de sucata. Com o auxílio do Arduino foi possível desenvolver um código que permitiu o controle da garra.
Inicialmente,
a garra apresentou uma série de problema, desde sua estrutura mecânica à
parte da programação. Um dos principais problemas foi o das ligações
eletrônicas, devido o mau contato. Após os problemas sanados foi
possível entender o funcionamento do sistema e a interação da parte
analógica (potenciômetros) com digital (servo motores).
Com o braço mecânico em pleno funcionamento surgiu o leque de aplicações possível para essa tecnologia. Tais como: Desarmamento de bombas, exploração da camada do pré-sal, explorações espaciais, automação industrial, criação de próteses robóticas, entre outras.
Com o braço mecânico em pleno funcionamento surgiu o leque de aplicações possível para essa tecnologia. Tais como: Desarmamento de bombas, exploração da camada do pré-sal, explorações espaciais, automação industrial, criação de próteses robóticas, entre outras.
O
caráter prático da atividade proposta colabora para a participação dos
alunos. O objetivo desse projeto nunca foi a aplicação literal do braço
mecânico desenvolvido, mas sim compreender a tecnologia envolvida e
desmitificar a crença de que a robótica é algo fora do nosso alcance. Na
realidade, concluímos com o projeto que a robótica mostra-se como uma
excelente alternativa para trabalhar a iniciação científica-tecnológica.
Em especial, concluímos ainda que é possível implementar a robótica nas
escolas públicas a baixíssimo custo.
Isso sim que é pioneirismo. Conseguir despertar o protagonismo juvenil através de projetos inovadores, integrando tecnologia ao cotidiano do aluno.
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