quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dica: Como estudar faltando 3 meses para o Enem 2014?


Estamos a 3 meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, cujas provas serão aplicadas no final de semana dos dias 8 e 9 de novembro. Neste momento, em que entramos na reta final de preparação, muitos candidatos não sabem exatamente para qual assunto devem dar prioridade. Outros ainda sequer começaram os estudos.
Se você se encaixa num destes grupos, não se desespere, pois a matéria de hoje é para você. Listamos algumas dicas e recomendações para que acelere seus estudos e aproveite da melhor maneira possível estes últimos 90 dias que o separam do Enem 2014. Vamos a elas:

1- Organize sua rotina de estudos

Antes de colocar a ¨mão na massa¨ é necessário se organizar temporalmente. Em outras palavras, você deve colocar no papel quais dias da semana e quantas horas por dia irá se dedicar aos estudos. Se não tem ideia de como fazê-lo, leia esta matéria para saber como criar seu cronograma. Apenas não se esqueça que ele não servirá para nada se não segui-lo fielmente.

2- Busque os conteúdos recorrentes

Não há mais tempo para estudar todos os assuntos que compõem o conteúdo programático do Enem, correto? Portanto, você deve focar o tempo que tem nas assuntos que vêm aparecendo com maior frequência nas últimas edições do exame.
Não tem a menor ideia de quais sejam? Fique tranquilo que o Portal infoEnem pensou em tudo! Segue abaixo relação dos assuntos que mais apareceram nas provas recentes do Enem, separados por área.
  1. Matemática:
    • Geometria espacial e plana;
    • Funções;
    • Análise Combinatória.
  2. Linguagens e códigos:
    • Interpretação de texto:
    • Gêneros textuais;
    • Norma culta e popular.
  3. Ciências da Natureza:
    • Ecologia / Citologia;
    • Cinemática / Hidrostática / Circuitos elétricos;
    • Físico-química / Química Geral.
  4. Ciências Humanas: Brasil
    • Sociologia / Filosofia;
    • Brasil República / Idade Contemporânea;
    • Meio ambiente / Geografia econômica.

3- Pratique, Muito!

Essa é a principal dica e deve ocupar, no mínimo, metade do seu tempo de estudo até a chegada das provas do Enem. Por que? Simplesmente porque, após estabelecer sua rotina e estudar os conteúdos, você precisa fixá-los! E não há outro caminho para isso a não ser praticando.
No caso da redação, a principal dica é escrever no mínimo um texto por semana. Já para as provas objetivas, é necessário resolver listas e mais listas de exercícios. A participação em simulados também é fundamental, pois além da prática, também ajuda-o a se acostumar com todas as circunstâncias e desconforto que encontrará na hora da prova.
Para otimizar esta estratégia, recomendamos nossas Apostilas Enem 2014, que trazem 930 questões das últimas cinco edições do exame resolvidas e comentadas nos mínimos detalhes.

Fonte: http://www.infoenem.com.br/como-estudar-faltando-3-meses-para-o-enem-2014/

0 comentários:

Postar um comentário

O LEI agradece a sua contribuição.